Topo

"Lamento que o Brasil passe por um momento tão ruim", afirma Almodóvar

18/05/2019 14h33

Cannes (França), 18 mai (EFE).- Forte concorrente à Palma de Ouro do Festival de Cannes com "Dor e Glória", o diretor espanhol Pedro Almodóvar não escondeu a satisfação pelos elogios recebidos após a exibição do filme - com o qual tentará finalmente conquistar o prêmio, após cinco tentativas - e revelou ter influências brasileiras em seus trabalhos.

"A maioria das músicas que escuto quando escrevo são brasileiras, são as que mais combinam com o ritmo que escrevo", comentou o cineasta em entrevista coletiva neste sábado.

Almodóvar lembrou que na primeira visita ao Brasil, quando conheceu Caetano Veloso, se sentiu muito identificado com as cores e a vitalidade do país, elementos que já eram refletidos nos filmes antes mesmo da viagem.

No entanto, o diretor confessou que lamenta a atual situação vivida pelo país, no único momento de tristeza demonstrado ao longo da entrevista.

"Lamento muito que agora o Brasil esteja passando por um momento tão ruim. Tomara que o povo brasileiro encontre a solução mudando a direção do país", expressou.

Feliz com a boa recepção de "Dor e Glória" na sexta-feira, Almodóvar pôde ver que é um dos favoritos para levar a Palma de Ouro nesta edição do festival.

"Estamos muito, muito contentes, embora esteja chovendo. Nunca tinha visto uma chuva tão feliz como a desta manhã. Acho que não vou me esquecer da noite de ontem", ressaltou.

Com duas estatuetas do Oscar no currículo ("Tudo sobre Minha Mãe", melhor filme estrangeiro, em 2000; e "Fale com Ela", melhor roteiro original, em 2002), Almodóvar disse que tem como principal ambição fazer filmes "do modo mais pessoal possível".

"Filmes que correspondam à minha minúscula mentalidade. Isso é um grande risco que preciso assumir. Para mim, o significado do sucesso é que pude fazer os filmes que queria fazer. É dormir oito horas por dia e saber que vou fazer um novo filme", argumentou. EFE