Topo

Cecilia Suárez e Santiago Segura apresentarão 6ª edição do Prêmio Platino

02/04/2019 16h07

Cidade do México, 2 abr (EFE).- A atriz mexicana Cecilia Suárez e o diretor espanhol Santiago Segura apresentarão a cerimônia da sexta edição do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, que acontecerá no dia 12 de maio na Riviera Maya, caribe mexicano.

"Eles marcarão o ritmo de uma noite que promete ser muito emocionante", informou a organização do evento nesta terça-feira sobre a cerimônia que pelo segundo ano consecutivo será realizada no Parque Eco-arqueológico Xcaret, localizado na paradisíaca Playa del Carmen.

Além de conduzir a noite de gala, Cecilia Suárez também concorrerá ao prêmio de melhor atriz de série de TV por sua interpretação em "A Casa das Flores", criada por Manolo Caro para a Netflix.

Segura, por sua vez, volta a apresentar o prêmio como havia feito em 2016 ao lado da uruguaia Natalia Oreiro.

Antes da cerimônia, haverá um programa especial conduzido pela jornalista espanhola Elena Sánchez direto do tapete vermelho.

Cecilia Suárez é a primeira intérprete de língua espanhola a receber uma indicação ao prêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz (2009) por seu papel na série "Capadocia" (2008).

A atriz participou de várias produções cinematográficas e ficou popularmente conhecida pelo papel de Paulina de la Mora, na série "A Casa das Flores".

No Prêmio Ariel, o maior concedido pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, Suárez foi indicada na categoria de Melhor Atuação Feminina por "Primaveras Escuras", de 2014, e de Melhor Atriz por "Párpados Azules", de 2007, os dois dirigidos por Ernesto Contreras .

Com o drama de 2007, Suárez ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Lérida, enquanto conquistou o Diosas de Plata na categoria atriz coadjuvante com o filme "Um mundo maravilhoso", além de ser vencedora do Festival Internacional de Guadalajara com a produção cinematográfica "Tercera Lllamada".

Já Santiago Segura, que é ator, roteirista, diretor e produtor da série de filmes "Torrente, o braço tolo da lei", teve a maior bilheteria da Espanha com o primeiro filme da saga policial.

Segura ganhou três prêmios Goya de melhor curta-metragem de ficção por "Perturbado", de 1993, de melhor revelação por "O Dia da Fera", de 1995, e melhor novo diretor por "Torrente, o braço tolo da lei", de 1998.

O diretor também é conhecido pela participação em programas televisivos de humor.

Com nove indicações, o filme mexicano "Roma", de Alfonso Cuarón, é o grande favorito desta sexta edição, enquanto o espanhol "La noche de 12 años", de Álvaro Brechner, tem seis e "Campeones", de Javier Fesser, cinco.

A cerimônia da quinta edição do Platino, em 2018, foi apresentada pelo ator mexicano Eugenio Derbez, no Teatro Gran Tlachco do Parque Xcaret, mesmo local deste ano.

Será a primeira vez que o prêmio repetirá o lugar da cerimônia, depois de ter sido realizado no Panamá, em 2014, Marbella (Espanha), em 2015, Punta del Este (Uruguai), em 2016, e Madri, em 2017.

No ano passado, o filme "Uma mulher fantástica" conquistou os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor roteiro e melhor montagem.

Os prêmios, promovidos pela Entidade de Gestão de Direitos de Produtores Audiovisuais (Egeda) da Espanha, em conjunto com a Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca), buscam promover o cinema ibero-americano. EFE