Topo

Livros e HQs


Morre autor nigeriano Gabriel Okara, ícone da literatura africana

Reprodução
O poeta nigeriano Gabriel Okara Imagem: Reprodução

2019-03-26T10:09:00

26/03/2019 10h09

Um dos grandes nomes da literatura da África, o poeta e escritor nigeriano Gabriel Okara morreu no domingo em sua casa, na cidade de Yenagoa (sul da Nigéria), aos 97 anos, informou sua família.

Considerado o primeiro poeta modernista da região, Okara ocupou durante grande parte de sua vida a presidência da Associação de Autores Nigerianos (ANA, na sigla em inglês) e expressou, tanto na sua prosa como na sua poesia, as tradições e o folclore das etnias nigerianas.

"Estamos tristes com a notícia, mas nos consola saber que ele deixou um nobre legado. Através de suas realizações literárias, Okara colocou o estado de Bayelsa - que abriga a cidade onde nasceu e morreu - no mapa da excelência literária", destacou hoje a ANA em declarações divulgadas pela imprensa local.

Entre as obras do autor, se destacam o romance experimental "The Voice", publicado em 1964; a obra poética vencedora de vários prêmios "The Fisherman's Invocation", de 1978; e "The Dreamer, His Vision", de 2005.

Em sua homenagem, as autoridades do estado de Bayelsa batizaram com seu nome várias bibliotecas e centros culturais locais. EFE

Mais Livros e HQs