Topo

Criador da World Wide Web alerta para ameaças à rede que completa 30 anos

12/03/2019 10h12

Londres, 12 mar (EFE).- O criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, pediu uma ação global para evitar que a rede mergulhe em um "futuro disfuncional" com problemas como o vazamento de dados, os ataques cibernéticos e a desinformação.

Em entrevista à emissora britânica "BBC" por causa do 30ª aniversário da criação da World Wide Web, Berners-Lee destacou que o as pessoas têm se dado conta de que suas informações podem ser "manipuladas" após o escândalo da empresa de consultoria britânica Cambridge Analytica, que recolheu dados de milhões de usuários do Facebook para supostamente ajudar a campanha do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

"Estou muito preocupado com a indecência e a propagação da desinformação. Quando foi revelado o caso da Cambridge Analytica, as pessoas se deram conta de que as eleições podem ser manipuladas com a utilização de dados que elas mesmas forneceram", acrescentou Berners-Lee.

Além disso, o inventor da web publicou uma carta aberta indicando três áreas que ameaçam a rede hoje em dia, insistindo na atividade maliciosa como a pirataria cibernética e o assédio, nos modelos de negócio que premiam o 'clickbait' (isca nas manchetes de notícias para conseguir mais acessos) e em discussões polarizadas e agressivas.

Segundo o criador da World Wide Web, esses problemas poderiam ser contidos mediante novas leis e sistemas que limitem o comportamento na rede.

"Necessitamos de cooperação na web com o governo, a população civil e agentes públicos que tomem decisões e atuem quando os interesses do setor privado ameacem os bens públicos", explicou Berners-Lee.

Agora em março faz três décadas desde que Berners-Lee enviou a seu chefe uma proposta do que seria o ponto de partida do uso da internet, com o objetivo inicial de que os cientistas pudessem compartilhar informações com universidades e outras instituições do mundo. EFE