Topo

Primeira gravação do clássico de Bowie "Starman" será leiloada

11/03/2019 10h29

Londres, 11 mar (EFE).- Uma demo considerada a primeira gravação de "Starman", um dos grandes sucessos do britânico David Bowie, sairá a leilão na terça-feira no Reino Unido com um preço estimado de 10 mil libras (US$ 13 mil).

Na fita, realizada em 1971, é possível ouvir Bowie dizendo ao guitarrista Mick Ronson que ainda não terminou de compor a canção quando estão acabando de gravar.

De acordo com a emissora "BBC", Ronson deu essa demo ao seu amigo Kevin Hutchinson, um aspirante a músico que a escutou, a etiquetou como "David Bowie fita de teste" e a guardou em sua casa.

Além de "Starman", esta fita também contém as canções "Moonage Daydream" e "Hang Onto Yourself".

"Lembro de escutá-la e pensar: está bem. Não pensei: isto é fantástico", manifestou Hutchinson à emissora pública, embora tenha dito que com "16 anos, nada impressiona" e agora pensa que "obviamente" é "fenomenal".

Hutchinson reconheceu que "não podia acreditar" quando encontrou a gravação e a escutou.

"Starman" estava incluída no disco "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", o álbum que impulsionou David Bowie em 1972 à fama. O cantor morreu em 2016.

Dan Hampson, da casa de leilões Ômega que organiza o evento, afirmou que "provavelmente" trate-se da primeira versão demo de "Starman".

"Há muita mitologia ao redor da composição deste clássico intemporal, e a pura e verdadeiramente preciosa versão desta fita ajuda a fornecer um fascinante conhecimento sobre o processo criativo de um autêntico gênio", indicou.

O leilão vai acontecer nesta terça-feira na casa de leilões Ômega na cidade de Newton-le-Willows, situada entre Liverpool e Manchester. EFE