Topo

Netflix anuncia série baseada no romance "Cem Anos de Solidão"

06/03/2019 13h39

Madri, 6 mar (EFE).- A Netflix anunciou nesta quarta-feira que comprou os direitos do romance "Cem Anos de Solidão", do escritor colombiano Gabriel García Márquez, para fazer uma série em espanhol baseada na obra, uma das mais importantes da literatura do século XX.

"Isto é real. Isto é mágico. Isto é 'Cem Anos de Solidão'. A série chega em breve", afirma um tweet da Netflix, acompanhado de um breve vídeo com o título "Bem-vindo a Macondo".

Os dois filhos de García Márquez, Rodrigo - diretor - e Gonzalo - designer gráfico -, serão produtores executivos da série, que será filmada majoritariamente na Colômbia e que será a primeira adaptação do romance.

"Durante décadas, nosso pai se mostrou reticente em vender os direitos cinematográficos de 'Cem Anos de Solidão' porque acreditava que não podia ser feito com as limitações de tempo de um longa-metragem, ou que produzi-lo em um idioma diferente do espanhol não faria justiça a ele", disse Rodrigo em comunicado.

O filho do autor acrescentou que, "na atual era de ouro das séries, com o nível de escrita e direção de talento, a qualidade cinematográfica do conteúdo e a aceitação por parte do público mundial de programas em idiomas estrangeiros, não poderia haver um melhor momento para realizar uma adaptação para a extraordinária audiência global que a Netflix proporciona".

"Estamos encantados em apoiar a Netflix e os cineastas nesta aventura e ansiosos para ver o produto final", acrescentou Rodrigo García.

Por sua vez, o vice-presidente da Netflix para as séries originais em espanhol, Francisco Ramos, destacou que é uma honra para a plataforma audiovisual produzir a primeira adaptação filmada do romance.

"Cem Anos de Solidão" é uma "história atemporal e icônica da América Latina que estamos honrados em compartilhar com o mundo", destacou Ramos, que acrescentou: "Sabemos que nossos assinantes de todo o mundo adoram ver filmes e séries em espanhol e acreditamos que esta será uma combinação perfeita do projeto com a nossa plataforma".

O livro, publicado em 1967 e que vendeu uns 50 milhões de exemplares no mundo todo, é uma das obras mais conhecidas de García Márquez, prêmio Nobel de Literatura em 1982 e falecido em 2014. EFE