Topo

Trump diz que imprensa está "totalmente fora de controle"

20/02/2019 11h46

Washington, 20 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou novamente a imprensa nesta quarta-feira ao dizer que é falsa e lamentar que está totalmente fora de controle.

"A imprensa nunca foi mais falsa do que é hoje em dia. Escrevem histórias que carecem absolutamente de base nos fatos. Os jornalistas nem ao menos ligam para confirmar", afirmou Trump no Twitter.

"Estão totalmente fora de controle. Infelizmente, mantenho muitos deles no negócio. Em seis anos, todos estarão quebrados", acrescentou, em referência à sua hipotética reeleição nas eleições presidenciais de 2020.

O líder fez de seus ataques aos meios de comunicação uma de suas principais marcas e usa o termo fake news (notícias falsas) para se referir à imprensa crítica com sua gestão.

Já a imprensa americana elevou a investigação sobre as informações da Casa Branca e apresenta frequentemente informações sobre "verificação de fatos" nas quais o líder é criticado pelas suas imprecisões, exageros e erros factuais.

Em outra mensagem hoje, Trump disparou contra o jornal "The New York Times" ao ressaltar que este meio nova-iorquino é "o verdadeiro INIMIGO DO POVO".

O jornal publicou na terça-feira uma informação na qual indicava que o presidente pediu no ano passado ao Departamento de Justiça que colocasse um promotor aliado à frente da investigação sobre seu ex-advogado Michael Cohen.

Trump, mais uma vez, tachou a informação de "falsa".

A de Cohen é uma das três investigações federais conhecidas que afetam Trump, junto à aberta em Nova York sobre os ingressos de seu comitê de posse em 2017 e a liderada pelo procurador especial Robert Mueller sobre a suposta ingerência russa nas eleições de 2016. EFE