Topo

Icônico estilista da Channel, Karl Lagerfeld morre aos 85 anos

19/02/2019 09h52

Paris, 19 fev (EFE).- O estilista alemão Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, marca na qual trabalhava desde 1983, morreu nesta terça-feira aos 85 anos de idade, confirmaram à Agência Efe fontes da maison.

O ícone da moda, que nunca quis revelar sua data exata de nascimento, embora alguns apontem para 10 de setembro de 1933, estava hospitalizado em Paris, embora as fontes tenham indicado uma leve melhora em seu estado de saúde antes do falecimento.

A saúde de Lagerfeld se degradou nos últimos meses e em janeiro o diretor criativo já não compareceu, como era habitual, no último desfile que assinou para Chanel na passarela da capital francesa.

Sempre usando óculos escuros e com seu eterno cabelo comprido, Karl deixou de aparecer em atos públicos da sociedade francesa, o que disparou os rumores sobre a deterioração de seu estado de saúde.

Nascido em Hamburgo, mas morador de Paris desde os anos 50, Lagerfeld criou seu próprio estilo, inconfundível, para cavar um espaço entre as lendas da moda e era considerado por muitos um de seus grandes ícones.

Vestido sempre de traje preto, seu sotaque alemão não o impediu de se transformar em um personagem midiático na França, habitual dos estúdios de televisão e também de várias campanhas humanitárias.

Mas foi sobre as passarelas onde desdobrou seu talento, renovador e poderoso.

Lagerfeld trabalhou para Pierre Balmain, Jean Patou e Chloé, antes de colaborar para a italiana Fendi, que em 1965 o transformou em seu diretor artístico, posto desde o qual em 1983 chegou à Chanel, onde virou praticamente uma lenda do mundo da moda. EFE