Topo

Morre Bruno Ganz, ator que viveu Hitler em filme "A Queda", que virou meme

O ator Bruno Ganz - GIUSEPPE CACACE/AFP
O ator Bruno Ganz Imagem: GIUSEPPE CACACE/AFP

16/02/2019 09h59

O ator suíço Bruno Ganz, famoso por encarnar Adolf Hitler no filme alemão "A Queda! As últimas horas de Hitler", morreu neste sábado aos 77 anos em Zurique, informou seu agente.

Nascido em 22 de março de 1941, de pai suíço que trabalhava como mecânico e de mãe italiana, Ganz desenvolveu sua carreira artística no cinema, na televisão e no teatro em língua alemã durante mais de meio século.

Junto ao seu papel protagonista em "A Queda! As últimas horas de Hitler", onde encarnou um "Führer" derrotado nos seus últimos dias no bunker de Berlim, Ganz se destacou pelos seus papéis em filmes de Wim Wenders como "O amigo americano".

Uma das cenas de "A Queda" virou meme e motivo de piada nas redes sociais. Em 2010, a Constantin Filme, detentora dos direitos do longa, solicitou ao Youtube a remoção das paródias da cena em que Hitler se revoltou ao saber que não teria como reagir ao ataque dos aliados à Berlim.

Fora do cinema em alemão, Ganz esteve às ordens de professores como Francis Ford Coppola e Ridley Scott, participou de filmes como "O Leitor" e "Desconhecido" e também trabalhou em produções do cinema francês ou italiano.

Ganz era portador do Anel de Iffland, que o considerado melhor ator em língua alemã no momento porta até a sua morte, quando é herdado por outro intérprete.

No ano passado, os médicos o diagnosticaram com um câncer intestinal, por isso que o ator iniciou um tratamento com quimioterapia que o obrigou a deixar os palcos. EFE