Filme chileno vence o Teddy, prêmio de temática LGBT, de melhor documentário
Berlim, 15 fev (EFE).- O filme chileno "Lemebel", de Joanna Reposi, foi reconhecido nesta sexta-feira na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim com o Teddy Award, prêmio de temática LGBT, na categoria de melhor documentário.
A produção se foca na vida do escritor e artista plástico chileno Pedro Lemebel (1952-2015), personagem emblemático do movimento LGBT.
O diretor chileno Sebastián Lelio foi o encarregado de entregar o prêmio a Reposi, sobre o palco do Teatro Volksbühne, na capital alemã, onde aconteceu a cerimônia.
Reposi dedicou o prêmio à equipe do filme e ao próprio Lemebel, pela luta a favor das minorias que iniciou na época da ditadura chilena de Augusto Pinochet (1973-1990).
O prêmio Teddy, que este ano chegou à sua 33ª edição, foi idealizado para distinguir filmes protagonizados por personagens LGBT e é entregue um dia antes do Urso de Ouro, o principal prêmio da Berlinale, que será anunciado este sábado.
"Lemebel" foi projetado dentro da seção Panorama, a segunda em importância de festival, e combina fotos, gravações em vídeo, trechos de programas de rádio e testemunhos, em uma espécie de homenagem ao artista.
Considerado uma das grandes referências da literatura chilena, Lemebel foi traduzido ao francês, italiano e inglês e sua obra despertou o interesse de universidades e institutos de literatura de todo o mundo. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.