Analista militar americano Daniel Ellsberg recebe Prêmio Olof Palme
Copenhague, 9 jan (EFE).- O analista militar americano Daniel Ellsberg, que nos anos 70 revelou documentos secretos do governo americano sobre a guerra do Vietnã e é considerado o precursor dos vazamentos de Edward Snowden, foi homenageado nesta quarta-feira com o Prêmio Olof Palme de Direitos Humanos.
A Fundação para a Memória de Olof Palme, que oferece o prêmio, destacou "seu profundo humanismo e a sua excepcional coragem", conforme a nota sobre a decisão divulgada hoje. O júri disse que Ellsberg, ex-analista do Exército americano e atualmente com 87 anos, expôs planos secretos sem se importar com as consequências e a sua decisão provocou a queda de "um governo mentiroso, encurtou a duração de uma guerra ilegal e salvou um número incontável de vidas". Mais de quatro décadas depois, "o maior denunciante do mundo" alertou sobre um holocausto nuclear pela rejeição dos nove estados com bomba atômica em cumprir com os compromissos vinculativos do tratado de não-proliferação.
A Fundação para a Memória de Olof Palme foi criada em 1986 pela família do popular primeiro-ministro, assassinado naquele mesmo ano, e pela direção do Partido Operário Social-Democrata da Suécia para promover o entendimento entre as nações e a segurança internacional. O prêmio, dotado em US$ 100 mil (cerca de R$ 370 mil), será entregue no próximo dia 30 em uma cerimônia em Estocolmo. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.