Topo

Museu do Louvre bate recorde com 10 milhões de visitantes em 2018

Fila de turistas para entrar no museu do Louvre, em Paris - Getty Images
Fila de turistas para entrar no museu do Louvre, em Paris Imagem: Getty Images

03/01/2019 08h31

O Museu do Louvre, em Paris, registrou um recorde de visitantes em 2018, que se traduz em 10,2 milhões de pessoas, um aumento de 25% com relação ao ano anterior, destacou a instituição em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

O museu, o mais visitado do mundo, é muito procurado por estrangeiros, que representaram 3/4 do total de pessoas, e em particular os procedentes dos Estados Unidos, China e vários países da União Europeia, assim como do Brasil, impulsionaram os números de 2018, segundo a instituição.

Ainda sem dados precisos separados por nacionalidade, a instituição apontou que 2,5 milhões de franceses visitaram o museu, assim como 1,5 milhão de americanos e mais de um milhão de chineses.

O anterior recorde do Louvre tinha sido batido em 2012, com 9,7 milhões de pessoas, coincidindo com o ano em que foi inaugurado o departamento de Artes do Islã e com exposições de Leonardo da Vinci e Rafael.

Depois desse ano, as visitas diminuíram, sobretudo pela onda de atentados terroristas em Paris em 2015.

Em 2018, um dos principais atrativos foi a exposição de Delacroix, que foi vista por cerca de 540 mil visitantes entre 29 de março e 23 de julho.

Além disso, em 2018 compareceram ao museu 565 mil alunos em visitas escolares. No total, mais da metade de todos os visitantes tinham menos de 30 anos e quase 1/5 menos de 18.

O presidente do museu, Jean-Luc Martínez, destacou esse "sucesso" em termos de números, mas também especificou que "não trata-se de receber mais, mas de receber melhor".

Martínez insistiu em uma série de melhorias que foram realizadas nos últimos anos, como a mudança na sinalização, a tradução de textos, a renovação das infraestruturas sob a pirâmide que faz as vezes de entrada ao museu e os bilhetes com horário que reduziram as filas. EFE