Topo

Balé da Ópera de Astana estreia na Espanha com "O Lago dos Cisnes"

Da EFE, em Valência (Espanha)

29/12/2018 22h01

O Balé da Ópera de Astana (Cazaquistão) se apresentou pela primeira vez na Espanha, no Palácio das Artes Rainha Sofia, na cidade de Valência, com uma versão de "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, contando com a colaboração musical da orquestra da Comunidade Valenciana.

"Os músicos em Valência são perfeitos, muito profissionais e de alto nível", disse à Agência Efe Asylmuratova Altynay, diretora artística do Balé de Astana, acreditando que esta fusão do balé e música entre Espanha e Cazaquistão "transmitirá muita emoção ao público".

Sobre o espetáculo, a diretora afirmou que esta versão "mantém a essência" da obra clássica, apesar de ter realizado alguma mudança na produção da mesma.

"O Lago dos Cisnes" estreou em 1877, encomendado pelo Teatro Bolshoi, em Moscou, e, a partir dessa data, foram milhares as versões deste clássico, que encontra no espetáculo cazaque uma nova expressão artística.

"Esta obra é um símbolo, quando alguém pensa em um balé, sempre pensa nela", acrescentou Asylmuratova, que, formada em São Petersburgo, assegura que "lá estão orgulhosos de manter a herança desta obra, e com este desempenho é que tentamos apresentar na Espanha".

Durante a apresentação, o público pôde conhecer Olzhas Tarlanov, bailarino principal do Balé da Ópera de Astana, que, depois de demonstrar seu talento em balés de prestígio como o de Munique, retornou há alguns anos para o Cazaquistão para se tornar no nome mais importante da companhia.

"Eu sei que o público espanhol tem muita energia, é muito quente e estou feliz por poder dançar para eles", disse, pouco antes de subir ao palco.

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaev, fundou em 2013 esta companhia formada integralmente por dançarinos do país, que desta vez protagoniza uma produção que contou com o apoio do Ministério da Cultura e Esportes cazaque.

Tarlanov esteve acompanhado no palco por Aigerym Beketayena, a dançarina principal que se mostrou feliz de poder representar este balé, "a minha obra favorita".

"Quero transmitir a emoção que eu sinto quando danço "O Lago dos Cisnes", já que trabalhamos muito nos ensaios e espero que o público espanhol fique satisfeito", disse Aigerym.

O Balé da Ópera de Astana se apresentará no Palácio das Artes Rainha Sofia até o próximo dia 5 de janeiro.