Topo

Monumentos e museus de Paris fecharão novamente devido a protestos

14/12/2018 16h26

Paris, 14 dez (EFE).- Diversos monumentos e museus de Paris fecharão novamente no sábado como medida de segurança devido à quinta manifestação do movimento dos "coletes amarelos", que o governo teme derivar em atos violentos.

O Arco do Triunfo, o Panteão, a Santa Capela, as torres de Notre-Dame, a Conciergerie, a Capela Expiatória e o Palácio Real e seus jardins, dependentes do Centro de Monumentos Nacionais, não abrirão suas portas.

Também serão fechados o Petit Palais, que fica próximo à Avenida Champs-Élysées, epicentro dos protestos, o Museu de Arte Moderna e o Cernuschi, dedicado às artes asiáticas.

Por outro lado, algumas instituições que no sábado passado decidiram fechar suas portas abrirão amanhã. Entre elas o Museu do Louvre, a Ópera da Bastilha e a Garnier, o Museu do Homem e as lojas de departamento Printemps.

O comissário regional da polícia de Paris, Michel Delpuech, explicou nesta sexta-feira que o dispositivo de segurança será "parecido com o da semana passada", quando houve 8 mil agentes das forças da ordem, apoiados por caminhões com mangueiras de água a pressão e inclusive blindados da Gendarmaria para desmontar barricadas.

Em toda a França, no dia 8 de dezembro foram desdobrados 89 mil agentes, o que não impediu que as cenas de guerrilha urbana de uma semana antes se repetissem na capital, embora com menos feridos.