Topo

Mostra em São Paulo celebra aniversário da Constituição espanhola

10/12/2018 13h20

São Paulo, 10 dez (EFE).- A mostra "Espanha 1975-1985. A Cultura Alternativa da Transição Democrática", que será inaugurada amanhã em São Paulo por conta dos 40 anos da aprovação da Constituição espanhola, é organizada pela embaixada da Espanha no Brasil e pelo Instituto Cervantes, e aborda o contexto cultural que acompanhou as mudanças políticas da redemocratização e que foi batizado como "La Movida".

A exposição, que ficará aberta ao público no Instituto Cervantes de São Paulo até 25 de janeiro, é composta por fotografias da Agência Efe que mostram momentos cruciais da "Movida" e revelam um ponto de vista alternativo à cultura oficial do franquismo na música, no cinema e na literatura.

Também poderão ser vistos alguns cartazes dos filmes do renomado diretor espanhol Pedro Almodóvar, que retratou essa geração nos seus trabalhos, assim como livros de alguns dos principais escritores da época.

"A exposição conduzirá o público a esse momento especial da história espanhola, da redemocratização e da explosão cultural, mostrando um período de manifestações, criatividade e contestação artística, que ajudaram a assentar os alicerces da sociedade espanhola atual, moderna e desenvolvida", afirmou o Instituto Cervantes de São Paulo em comunicado.