Topo

Rádios do Canadá deixam de tocar "Baby, It's Cold Outside" por causa da letra

Lady Gaga e Joseph Gordon-Levitt interpretam "Baby, It"s Cold Outside" em 2013 - Reprodução
Lady Gaga e Joseph Gordon-Levitt interpretam "Baby, It's Cold Outside" em 2013 Imagem: Reprodução

Da EFE, em Toronto

05/12/2018 13h29

Dezenas de estações de rádio do Canadá deixaram de tocar a partir desta quarta-feira (5) a clássica canção natalina "Baby, It's Cold Outside", composta em 1944, porque a letra pode ser interpretada como um exemplo de assédio sexual.

A canção, que é um dueto, relata as tentativas de uma mulher de deixar a casa de um homem e a insistência dele para que ela aceite a desculpa de que faz frio na rua. A letra também inclui referências ao álcool e às suspeitas dela sobre o que realmente há na bebida.

O dueto foi popularizado em 1949 pela atriz Esther Williams e o ator Ricardo Montalbán no filme "A Filha de Netuno" (1949), quando a música ganhou o Oscar de melhor canção original.

Desde então, "Baby, It's Cold Outside" foi interpretada por artistas como Ray Charles e Betty Carter, Dolly Parton e Rod Stewart, Idina Menzel e Michael Bublé. Em 2013, Lady Gaga e Joseph Gordon-Levitt também interpretaram a cancão, mas inverteram os papéis.

Diante da polêmica causada pela leitura detalhada da letra da após o surgimento do movimento #MeToo, contra o assédio sexual, a emissora pública canadense CBC decidiu não tocar mais a canção em dezenas de estações de rádio e televisão que tem em todo o país.

A decisão da CBC foi acompanhada pelas duas maiores empresas de rádio do país, Bell Media e Rogers. De acordo com a CBC, embora a letra de uma canção possa ser interpretada de diversas maneiras e no caso de "Baby, It's Cold Outside" há gente que defenda a sua inocuidade, "em vista dos tempos que vivemos", a decisão foi "retirar a canção, por enquanto".

No início desta semana, a emissora de rádio WDOK-FM, de Cleveland, nos Estados Unidos, anunciou que deixará de tocar a canção devido aos protestos de alguns ouvintes.