Topo

Curta perdido do "antecessor" de Mickey Mouse é encontrado no Japão

O coelho Oswald criado por Walt Disney - Divulgação
O coelho Oswald criado por Walt Disney Imagem: Divulgação

De Tóquio (Japão)

15/11/2018 06h19

Um dos curtas-metragens perdidos de Walt Disney, protagonizado por Oswald, o coelho sortudo, antecessor de Mickey Mouse, foi localizado no Japão nas mãos de um historiador da animação que o comprou há décadas sem saber então de seu valor.

Yasushi Watanabe, de 84 anos, adquiriu o curta, intitulado "Neck 'n' Neck", de 1928, na cidade de Osaka quando cursava o ensino médio e durante décadas não sabia de seu valor histórico.

"Como fui fã de Disney durante muitos anos estou feliz de ter podido desempenhar um papel nessa descoberta", disse ao jornal japonês "Asahi", que publicou o achado com exclusividade nesta quarta-feira.

Watanabe, ex-jornalista amante da animação, escreveu vários livros sobre a história da animação japonesa e ministrou cursos universitários sobre a matéria, embora sua verdadeira obsessão seja o trabalho de Walt Disney.

O historiador leu no livro de 2017 "Oswald the Lucky Rabbit: The Search for the Lost Disney Cartoons", de Dave Bossert, que sete dos 26 curtas de Oswald estavam desaparecidos.

Então começou a suspeitar que o curta que adquiriu poderia ser um deles e decidiu entrar em contato com o "Asahi" para confirmar sua autenticidade com Bossert, produtor na Disney durante anos, e os Arquivos de Walt Disney nos Estados Unidos.

"Estamos absolutamente encantados de saber que existe uma cópia do filme perdido", disse ao "Asahi" a diretora dos Arquivos, Becky Cline, enquanto Bossert rotulou o achado como "muito emocionante" e expressou seu desejo de projetá-lo em Los Angeles para um grupo de estudantes de animação.

O livro de Bossert também levou à localização de um fragmento de 50 segundos de "Neck 'n' Neck" em formato 35 milímetros no Toy Film Museum de Kioto, no centro do país asiático.

A cópia de Watanabe se encontra atualmente no arquivo cinematográfico Planet Film Arquive de Kobe.

O curta-metragem original de "Neck 'n' Neck" dura cinco minutos, mas foi reduzido a dois para reprodutores domésticos e vendido ao público em formato cinematográfico de 16 milímetros.

Na versão curta, um policial canino de motocicleta persegue Oswald e a sua namorada Ortensia durante um encontro em um automóvel.

Walt Disney criou Oswald em 1927 para se transformar em símbolo da sua companhia, mas um fracassado acordo comercial o levou a perder os direitos sobre o personagem e desenhar um novo, chamado Mickey Mouse, que celebra em 2018 o 90º aniversário da sua concepção.