Príncipe Charles preside cerimônia em homenagem ao fim da I Guerra Mundial
Em uma solene cerimônia, a rainha Elizabeth II, de 92 anos, seguiu o evento desde a varanda de um edifício diante do cenotáfio, no centro de Londres, construído para lembrar os mortos.
A soberana observou o momento no qual o príncipe de Gales colocou uma coroa de papoulas em seu nome diante do monumento, situado na zona governamental de Londres.
Depois, o presidente alemão colocou uma oferenda floral em nome de seu país, após a qual o príncipe Charles fez sua própria oferenda, seguido de outros membros da família real, entre eles o duque de Cambridge - segundo na linha de sucessão ao trono.
O herdeiro à coroa depositou uma oferenda de papoulas em nome de seu pai, o duque de Edimburgo, que, aos 97 anos, se aposentou da vida pública.
Também depositaram oferendas florais a primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, e o líder da oposição trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn.
Além disso, estiveram presentes ex-primeiros ministros, entre eles Tony Blair, Gordon Brown e John Major.
Antes de colocar as coroas de papoulas, todos os presentes fizeram dois minutos de silêncio quando o relógio Big Ben badalou às 11h local (9h, em Brasília).
A rainha esteve na sacada acompanhada por Camilla, duquesa de Cornualha, esposa do príncipe de Gales; e a duquesa de Cambridge, Kate, mulher do príncipe William.
À cerimônia de hoje assistiram representantes das Forças Armadas e de vários países, enquanto milhares de pessoas se reuniram neste ano no centro de Londres por ocasião da data.
Como todos os anos, o Reino Unido lembra o Armistício - selado na décima primeira hora, do décimo primeiro dia, do décimo primeiro mês de 1918 -, e em homenagem aos membros das Forças Armadas mortos em todos os conflitos desde a I Guerra Mundial.
É tradição no país que os cidadãos usem também desde o final de outubro até hoje o simbólico "Poppy" - um pequeno broche vermelho em forma de papoula -, com o qual homenageiam militares e ex-combatentes britânicos.
Philip de Edimburgo anunciou sua retirada dos compromissos oficiais no início do ano passado, mas em algumas ocasiões pontuais segue acompanhando sua esposa.
A cerimônia presidida pelo príncipe Charles é vista como mais um passo na transição que ocorre no seio da monarquia britânica devido à avançada idade de Elizabeth II, que reduziu o número de compromissos oficiais, especialmente as viagens para o exterior, para passá-los ao filho herdeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.