Topo

Carta de suicídio escrita por Charles Baudelaire é leiloada por 234 mil euros

04/11/2018 16h57

Paris, 4 nov (EFE).- Uma carta do poeta francês Charles Baudelaire escrita antes de uma tentativa de suicídio à qual sobreviveu em 1845 foi leiloada neste domingo na França por 234 mil euros, quase três vezes mais do que o valor do lance inicial, informou a casa de leilões Orsenat.

Um colecionador arrematou o documento no qual o escritor explicava à sua amante Jeanne Duval os motivos que o levaram a tentar se matar.

"Quando Jeanne Lemer lhe entregar esta carta estarei morto", escrevia Baudelaire, que afirmava viver em uma "horripilante inquietação" e considerava "insuportáveis" tanto "a fadiga de dormir como a de despertar".

Os problemas familiares, as críticas literárias, a falta de dinheiro e o álcool levaram Baudelaire a tentar se suicidar aos 24 anos.

O poeta estava atormentado pelas críticas na imprensa às suas obras, em particular ao livro "As Flores do Mal", como demonstram alguns recortes de jornal sobre os quais escreveu comentários e que também foram leiloados hoje.

Entre os itens vendidos também estão cartas que o poeta recebeu de Eugène Delacroix, Victor Hugo e Édouard Manet, outros manuscritos de Baudelaire e um poema que enviou ao seu editor Auguste Poulet-Malassis.