Topo

"Hackers" independentistas atacam site do Ministério Público da Espanha

02/11/2018 15h14

Madri, 2 nov (EFE).- Um grupo de hackers atacou nesta sexta-feira o site do Ministério Público da Espanha e o mantém bloqueado há horas, em uma ação reivindicada pelos "HackersXlaRepublica" no Twitter.

Esse ataque acontece no mesmo dia em que o órgão apresentou diante do Supremo Tribunal da Espanha seu documento de acusação contra os líderes do processo independentista catalão por rebelião e que pede penas de prisão de 16 a 25 anos, além da inabilitação dos mesmos para cargos públicos.

Fontes do Ministério Público reconheceram que no começo da tarde o site estava fora do ar e que os técnicos estavam resolvendo o problema, embora não tenham detalhado o motivo da incidência.

Estes hackers também atacaram o site do partido ultradireitista espanhol VOX, que exerce a acusação particular na causa do Supremo Tribunal contra os independentistas.

Pouco depois da reação do Ministério Público, o grupo divulgou no Twitter esta mensagem: "Embora tenham nomes diferentes, são iguais. Ministério Público e Vox contra a liberdade democrática do povo".