Secretário de Comércio dos EUA lidera missão comercial no Cazaquistão
Astana, 25 out (EFE).- O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, ressaltou nesta quinta-feira as oportunidades para a cooperação em matéria comercial e de investimentos do Cazaquistão, durante a realização de um fórum empresarial com participantes de ambos os países.
Na primeira missão certificada de comércio dos EUA ao Cazaquistão, Ross apostou na criação de uma atmosfera propícia para o comércio e os negócios que favoreça a entrada de companhias americanas no país asiático.
"As empresas americanas estão esperando transparência e um Estado de Direito e justiça. O sucesso das empresas americanas aqui pode impulsionar a cooperação bilateral", disse o secretário.
Segundo ele, mais de 150 empresas americanas trabalham atualmente no Cazaquistão e os investimentos dos EUA no país superam os US$ 26 bilhões, números que, diz, podem aumentar se as condições pertinentes forem dadas.
Ross compareceu ao fórum acompanhado de representantes de várias multinacionais como Velmont, Honeywell e MasterCard, que assinaram oito acordos de cooperação com companhias cazaques em uma tentativa de diversificar o investimento americano além do setor petrolífero.
"Os executivos de 16 companhias americanas mundiais que vieram comigo a Astana representam não só a energia, mas também áreas estratégicas como a agricultura, as tecnologias inovadoras do futuro e a digitalização", disse Ross durante esse fórum de negócios cazaque-americano.
Entre os acordos, foi assinado um memorando de cooperação com a Honeywell, uma carta de intenção para cooperar na implementação de um projeto da Sierra Nevada Corporation e o memorando sobre a implementação do projeto sobre a criação do Sistema Hidrometeorológico Nacional no Cazaquistão com a Baron Services.
Sobre o memorando com a Honeywell, seu responsável regional na Rússia, Alexei Zenkevich, afirmou que os investimentos serão recompensados.
"Não podemos revelar a quantia de investimentos, já que ainda estamos em negociações, mas a proposta que realizamos trará um valioso e rápido retorno dos investimentos no projeto", disse Zenkevich à Agencia Efe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.