Topo

Iberia e Efe mostram força espanhola nos EUA em exposição em Nova York

16/10/2018 16h09

Helen Cook.

Nova Iorque, 16 out (EFE).- Os presidentes da Iberia, Luis Gallego, e da Agência Efe, Fernando Garea, inauguraram nesta terça-feira em Nova York uma exposição fotográfica sobre a influência histórica e a força da Espanha nos Estados Unidos.

A mostra "Espanha nos EUA: um grande passado, um presente brilhante e um futuro promissor", que reúne mais de 30 imagens, foi apresentada no centro cultural espanhol La Nacional, um dos mais antigos de Nova York, inaugurado em 1868.

"A exposição que temos aqui hoje é uma pequena homenagem a alguns dos espanhóis que com seu talento deixaram sua marca nos EUA", disse Gallego no evento.

As fotos, do amplo arquivo da Agência Efe, refletem a força adquirida pela cultura espanhola nos EUA, com figuras como Rafael Nadal, Plácido Domingo, Sara Baras, Isabel Coixet e Pablo Picasso.

Por sua vez, o presidente da Efe disse que "só com a lista de espanhóis que venceram e são reconhecidos nos EUA é possível ter a ideia da força do nosso país, unido à admiração por nossos gênios históricos, desde El Greco a Salvador Dalí e Diego Velázquez, Francisco de Goya e Joaquín Sorolla, entre outros".

A exposição, que ficará aberta ao público até 31 de outubro, faz parte das comemorações do Dia da Hispanidade em Nova York e contém fotos de personalidades espanholas dos campos da arquitetura, literatura, cinema, gastronomia, esportes e ciência, assim como da dança, do flamengo, da ópera, da moda e das artes visuais.