Topo

Artistas americanos recebem presidente de Cuba em Nova York

De Havana

28/09/2018 22h02

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, participou nesta sexta-feira (28) de uma reunião com artistas, filantropos e agitadores culturais americanos em Nova York, convidado pelo ator Robert De Niro e pela diretora-executiva do Festival de Cinema de Tribeca, Jane Rosenthal.

"Os bons vizinhos não levantam muros, que a cultura sirva para construir pontes", afirmou De Niro ao receber o presidente cubano, de acordo com informações da agência estatal "Imprensa Latina".

Vencedor de duas estatuetas de melhor ator no Oscar, De Niro lembrou que visitou Cuba em várias vezes, a última delas em maio de 2016 após a história reaproximação diplomática entre o governo da ilha e os Estados Unidos, ainda na presidência de Barack Obama.

De Niro ressaltou que o povo cubano é o principal patrimônio do país e ressaltou o valor da cultura para promover aproximações.

Entre os artistas que participaram do evento estavam a atrizes Dakota Johnson e Katie, o músico Chris Martin, líder da banda Coldplay, e a produtora Paula Weinstein.

Canel agradeceu os artistas pelo convite e destacou a importância de promover encontros culturais que aproximem os dois países, apesar das diferenças políticas e ideológicas que se ampliaram nos últimos anos.

O presidente cubano também explicou o sistema de ensino de artes na ilha e citou as ligações do escritor americano Ernest Hemingway, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, com o país.

Antes do evento, Díaz-Canel também se reuniu com autoridades da indústria do turismo e foi até à Câmara de Comércio dos Estados Unidos. Ainda hoje, o presidente cubano deve se reunir com cidadãos do país que vivem no território americano.