Topo

Estado francês compra manuscritos inéditos de Marcel Proust

11/09/2018 15h19

Paris, 11 set (EFE).- O Estado francês adquiriu manuscritos inéditos do escritor Marcel Proust (1871-1922) para expô-los no Musée Marcel Proust - Maison de Tante Léonie, dedicado ao artista, informou nesta terça-feira o Ministério da Cultura da França.

Trata-se de "uma peça notável entre as 60 do lote de arquivos de Proust colocados à venda pela sobrinha-neta dele, Marie-Claude Mante", afirmou o ministério, que explicou que acionou seus direitos de preferência para comprar os manuscritos por uma quantia não divulgada.

Os escritos - compostos de 19 fragmentos, cinco deles inteiramente da própria caligrafia do autor e outros cinco com letras impressas junto a anotações - tinham sido postos à venda em 23 de maio pela Casa de Leilões Sotheby's.

Este conjunto de manuscritos "desconhecidos" pelo público provém do exemplar de luxo em papel-bíblia que Adrienne-Suzanne Mante-Proust "Suzy", mãe de Marie-Claude Mante, recebeu de seu tio Marcel.

O lote será exposto em 2019 em Illiers-Combray, cidade do centro de França onde está localizado o museu dedicado a Proust, por ocasião do centenário do prêmio Goncourt concedido ao escritor pela obra "À sombra das moças em flor".