Topo

Academia de Hollywood não introduzirá Oscar de melhor filme popular em 2019

06/09/2018 17h53

Los Angeles (EUA), 6 set (EFE).- A Academia de Hollywood anunciou nesta quinta-feira que não introduzirá na 91ª edição do Oscar, que será realizada em 24 de fevereiro de 2019, a nova categoria de melhor filme popular e assegurou que continuará estudando a incorporação deste prêmio a sua lista de reconhecimentos.

"Houve uma ampla categoria de reações na incorporação de um novo prêmio e reconhecemos a necessidade de um maior debate com nossos membros", afirmou hoje em comunicado a conselheira executiva da instituição, Dawn Hudson.

"Fizemos mudanças no Oscar ao longo dos anos, incluindo este ano, e continuaremos evoluindo, mas respeitando também o incrível legado dos últimos 90 anos", acrescentou.

O anúncio deste novo prêmio no Oscar, que foi divulgado no início de agosto, despertou uma controvérsia notável na indústria cinematográfica, cujos integrantes, em sua maioria, não compreenderam por que se deve reconhecer um melhor filme popular além da categoria principal de melhor filme.

A Academia admitiu hoje em seu comunicado que criar um novo prêmio quando já se passaram nove meses do ano corrente podia criar problemas em relação com as indicações para os longas-metragens que já tinham estreados.

Por outro lado, a Academia confirmou que em 2019 incluirá outras mudanças já reveladas em agosto, como que a cerimônia não supere as três horas de duração e que entre seis e oito estatuetas sejam entregues durante os intervalos comerciais.

Os ganhadores destes prêmios aparecerão posteriormente na transmissão por meio de clipes editados.

As mudanças que a instituição tenta introduzir no Oscar estão relacionadas com a baixa audiência televisiva dos últimos anos da cerimônia mais importante do cinema.

A cerimônia de 2018, na qual "A Forma da Água" foi coroada como melhor filme, foi a menos assistida da história do Oscar.

A Academia também anunciou hoje que a 92ª edição de seus prêmios será realizada em 9 de fevereiro de 2020, duas semanas antes da data previamente anunciada de 23 de fevereiro.