Topo

França lança loteria para salvar patrimônio histórico ameaçado

03/09/2018 11h08

Paris, 3 set (EFE).- A França lançou nesta segunda-feira uma nova loteria cuja arrecadação será integralmente destinada a salvaguardar o patrimônio histórico ameaçado, com a qual pretende arrecadar cerca de 18 milhões de euros.

O Executivo, através da empresa pública de loterias, La Française des Jeux, colocou raspadinhas à venda com as imagem de alguns dos monumentos que necessitam de uma intervenção para a conservação.

Os monumentos foram selecionados por uma missão especial liderada pelo conhecido apresentador de televisão Stéphane Bern, amigo pessoal do presidente, Emmanuel Macron, e especialista em história das coroas europeias.

Foram identificados 270 monumentos do patrimônio francês em estado de deterioração que precisam de uma intervenção.

Junto às raspadinhas, que terão um custo de 15 euros e que distribuirão um prêmio de até 1,5 milhão de euros, La Française das Jeux também comercializará bilhetes de loteria, que custarão 3 euros e que serão sorteados no dia 14, com um prêmio de 13 milhões de euros.

Em ambos os casos, trata-se dos maiores prêmios distribuídos pela empresa pública de loterias, assim como o preço dos bilhetes, também os mais altos.

A raspadinha também distribuirá outros prêmios menores, desde 15 euros. Segundo La Française des Jeux, um terço dos bilhetes vendidos serão recompensados.

Os 10% arrecadados que habitualmente vão parar nos cofres do Estado serão destinados neste caso à Fundação do Patrimônio para restaurar estes monumentos.

Estes dois jogos de azar foram algumas das propostas de Bern para salvar o patrimônio, junto ao lançamento de uma grande arredacação através da internet que, até o momento, obteve 1,3 milhão de euros.