Topo

CineBH termina com premiação de filme nacional em principal categoria

03/09/2018 10h11

Redação Central, 3 set (EFE).- A cerimônia de encerramento da 12ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte - aconteceu na noite deste domingo, com o filme "A Professora de Francês", do produtor Thiago Macêdo Correia e direção de Ricardo Alves Jr. como ganhador na categoria CineMundi.

Durante a última semana, foram realizadas 234 rodadas de meetings na Central do Cinema, no Palácio das Artes, onde 20 produtores apresentaram suas ideias aos 23 convidados de 12 países.

"A Professora de Francês" foi escolhido pelo trio de jurados Ivan Melo, Roger Koza e Annabelle Aramburu. É a terceira vez consecutiva que um projeto mineiro é consagrado vencedor desta categoria, a principal do CineBH.

É a segunda vez que a dupla vencedora participa do Brasil CineMundi. O primeiro longa-metragem de Ricardo, "Elon não Acredita na Morte" abriu a 10ª Mostra CineBH, em 2016.

"A Professora de Piano fala sobre uma onda conservadora que ataca o país. Estamos em um momento em que devemos dar um freio nisso. É necessário não fechar os olhos para quem desenvolve o imaginário de todos nós", afirmou o cineasta.

A 12ª CineBH contou com uma intensa programação, que movimentou a capital de MInas Gerais. Ao longo de seis dias, foram realizadas diversas atividades gratuitas, como exibição de filmes em pré-estreias e retrospectivas, rodas de conversa, shows, performances artísticas e teatrais e exposição.