Topo

Cinema da América Latina será o destaque da 12ª edição do CineBH

A abertura será às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com presença do cantor e ator Ney Matogrosso. - Bruna Prado/UOL
A abertura será às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com presença do cantor e ator Ney Matogrosso. Imagem: Bruna Prado/UOL

28/08/2018 06h03

Começa nesta terça-feira a 12ª edição da CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que traz para a capital mineira produções nacionais e estrangeiras, com destaque para filmes da América Latina.

Durante o evento também acontece o 9º Brasil CineMundi, que visa reunir profissionais do setor que vêm ao país para se associarem a futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem e conhecer parte da produção nacional.

Ao todo, serão exibidas 75 produções brasileiras e estrangeiras no CineBH. A abertura será às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com a pré-estreia do filme "Sol Alegria", de Tavinho Teixeira, e presença do cantor e ator Ney Matogrosso.

Definida pelo trio de curadores de longas-metragens, Francis Vogner dos Reis, Pedro Butcher e Marcelo Miranda, o tema da 12ª edição do CineBH será "Pontes Latino-americanas".

O propósito será exibir, discutir e questionar a produção na América Latina ao longo dos anos, a partir de uma produção que se preocupou em levar às telas a própria condição de continente periférico e colonizado.

Em relação à temática, Vogner contou que ela "surgiu primeiramente porque, há cinco décadas, o cinema latino-americano chegou ao seu auge, com proposições radicais de vários países e nomes que se tornaram fundamentais desde aquela época".

"Existiu um diálogo entre as nações, em especial as de língua espanhola, que foi se alterando e desaparecendo ao longo dos anos. Na América Latina, hoje, por mais que partilhemos historicamente diversos aspectos políticos e sociais, os cinemas, em cada país, são formalmente muito diferentes. É importante criarmos pontes para dialogarmos uns com os outros", continuou o curador.

Raquel Hallak, coordenadora geral do evento, explicou que "a Mostra é um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual".

"A cada edição renova seu compromisso de estabelecer diálogo entre as culturas, ampliar as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro e promover a conexão de profissionais com o mercado audiovisual em intercâmbio com o mundo", destacou Raquel.

O 12º CineBH acontece até o próximo dia 2 de setembro, com programação gratuita em seis espaços culturais da capital mineira.