Topo

Facebook desenvolve sistema para combater desinformação dentro do site

22/08/2018 12h37

(Corrige matéria enviada ontem).

Washington, 22 ago (EFE).- O Facebook está desenvolvendo um sistema para avaliar usuários que reportam notícias falsas no site de maneira indiscrimidade, em combate a desinformação, conforme divulgou a empresa nesta terça-feira.

"Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque não estão de acordo com a história ou porque intencionalmente tentam atingir uma publicação específica", afirmou a gerente de produtos do Facebook, Tessa Lyons.

Por causa disso, a empresa aposta em um sistema que consiste em um ranking de credibilidade, para os usuários que reportam notícias falsas. De acordo com porta-voz do site, não se trata de uma "classificação geral de reputação para as pessoas que usam o Facebook", conforme chegou a ser veiculado.

Segundo Lyons, a nova ferramenta "não pretende ser um indicador absoluto da credibilidade", apenas outro instrumento para erradicar as fake news do Facebook.

A medida servirá para que a plataforma identifique quais usuários têm propensão a marcar que o conteúdo divulgado por outros é problemático ou "de confiança".

A executiva não detalhou os critérios que a rede social utiliza para determinar a pontuação do usuário nem disse se todos os usuários são avaliados.