Topo

Exibição militar com objetos nazistas gera polêmica no Reino Unido

22/08/2018 11h59

Londres, 22 ago (EFE).- Uma exibição com suásticas nazistas e uniformes alemães da Segunda Guerra Mundial organizada por uma fundação sem fins lucrativos dedicada à conservação da história militar levantou polêmica no Reino Unido, conforme repercutiram nesta quarta-feira alguns meios de comunicação locais.

O evento, no qual alguns objetos estavam à venda, aconteceu no último fim de semana em uma propriedade administrada pela National Trust, uma fundação britânica dedicada a proteger espaços históricos.

Sob o lema "Lacock at War", em referência à Abadia de Lacock, no sudoeste da Inglaterra, próxima do local da exposição, a Fundação de Veículos Militares (MVT, na sigla em inglês) organizou pelo sétimo ano um evento dedicado às duas guerras mundiais.

Segundo os relatos de diversas pessoas que compareceram ao evento, havia na exibição gente vestida com uniformes do exército nazista e diversos objetos do regime hitlerista, como um pin do Terceiro Reich e emblemas de uniformes nazistas com os símbolos da águia e da suástica.

"Havia gente vestida como soldados alemães, com suásticas e emblemas do Terceiro Reich", explicou ao jornal "The Guardian" Amanda, uma jovem de ascendência judaica que preferiu não revelar seu sobrenome.

"Entendo o interesse dos colecionadores britânicos pela Segunda Guerra Mundial, mas ver a alguém vendendo uma boina da SS como se a tivesse tirado de uma caixa de fantasias me fez sentir mal", acrescentou a jovem.

Apesar das queixas, o organizador da exposição, John Edward Wardle, tentou minimizar a polêmica e negou que algum dos presentes estivesse vestido com uniformes do exército nazista.

"Nem todos os soldados alemães eram membros do partido nazista, só os que levavam o bracelete com a suástica. Nenhum dos participantes tinha o bracelete, portanto, não eram uniformes nazistas", acrescentou o integrante da MVT.

A National Trust, por sua vez, assegurou que fez contato com os organizadores exigindo explicações sobre o ocorrido.

"Deixaremos muito claro à MVT que as exibições foram insensíveis, inaceitáveis e que não deveriam se repetir", declararam fontes da National Trust.