Facebook lança ferramenta para medir credibilidade dos usuários
Washington, 21 ago (EFE).- O Facebook lançou uma ferramenta para mensurar a reputação dos usuários no que diz respeito ao compartilhamento de fake news, um problema que tem afetado a rede social nos últimos anos, segundo informou o jornal "The Washington Post" nesta terça-feira.
De acordo com a publicação, a empresa desenvolveu um algoritmo que pontua a credibilidade dos usuários em uma escala de 0 a 1 como parte da estratégia para encontrar pessoas que compartilham notícias falsas equivocadamente ou de propósito.
Desde janeiro, os próprios usuários são capazes de avaliar e classificar notícias e veículos de imprensa pela veracidade, mas essa liberdade fez com que algumas pessoas se aproveitassem disso.
"Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque não estão de acordo com a história ou porque intencionalmente tentam atingir uma publicação específica", afirmou a gerente de produtos do Facebook, Tessa Lyons.
Segundo Lyons, a nova ferramenta "não pretende ser um indicador absoluto da credibilidade", apenas outro instrumento para erradicar as fake news do Facebook.
A medida servirá para que a plataforma identifique quais usuários têm propensão a marcar que o conteúdo divulgado por outros é problemático ou de "de confiança".
A executiva não detalhou os critérios que a rede social utiliza para determinar a pontuação do usuário nem disse se todos os usuários são avaliados.
De acordo com a publicação, a empresa desenvolveu um algoritmo que pontua a credibilidade dos usuários em uma escala de 0 a 1 como parte da estratégia para encontrar pessoas que compartilham notícias falsas equivocadamente ou de propósito.
Desde janeiro, os próprios usuários são capazes de avaliar e classificar notícias e veículos de imprensa pela veracidade, mas essa liberdade fez com que algumas pessoas se aproveitassem disso.
"Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque não estão de acordo com a história ou porque intencionalmente tentam atingir uma publicação específica", afirmou a gerente de produtos do Facebook, Tessa Lyons.
Segundo Lyons, a nova ferramenta "não pretende ser um indicador absoluto da credibilidade", apenas outro instrumento para erradicar as fake news do Facebook.
A medida servirá para que a plataforma identifique quais usuários têm propensão a marcar que o conteúdo divulgado por outros é problemático ou de "de confiança".
A executiva não detalhou os critérios que a rede social utiliza para determinar a pontuação do usuário nem disse se todos os usuários são avaliados.
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