Topo

Facebook lança ferramenta para medir credibilidade dos usuários

21/08/2018 16h01

Washington, 21 ago (EFE).- O Facebook lançou uma ferramenta para mensurar a reputação dos usuários no que diz respeito ao compartilhamento de fake news, um problema que tem afetado a rede social nos últimos anos, segundo informou o jornal "The Washington Post" nesta terça-feira.

De acordo com a publicação, a empresa desenvolveu um algoritmo que pontua a credibilidade dos usuários em uma escala de 0 a 1 como parte da estratégia para encontrar pessoas que compartilham notícias falsas equivocadamente ou de propósito.

Desde janeiro, os próprios usuários são capazes de avaliar e classificar notícias e veículos de imprensa pela veracidade, mas essa liberdade fez com que algumas pessoas se aproveitassem disso.

"Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque não estão de acordo com a história ou porque intencionalmente tentam atingir uma publicação específica", afirmou a gerente de produtos do Facebook, Tessa Lyons.

Segundo Lyons, a nova ferramenta "não pretende ser um indicador absoluto da credibilidade", apenas outro instrumento para erradicar as fake news do Facebook.

A medida servirá para que a plataforma identifique quais usuários têm propensão a marcar que o conteúdo divulgado por outros é problemático ou de "de confiança".

A executiva não detalhou os critérios que a rede social utiliza para determinar a pontuação do usuário nem disse se todos os usuários são avaliados.