Topo

Cine Ceará gera impacto cultural e econômico relevante para Fortaleza

28ª edição do Cine Ceará - Reprodução/Facebook/FestivalCineCeara
28ª edição do Cine Ceará Imagem: Reprodução/Facebook/FestivalCineCeara

Marco Antonio Pereira

Fortaleza (Brasil)

12/08/2018 19h19

O 28º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema levou à cidade de Fortaleza a exibição de mais de 90 produções nacionais e estrangeiras na última semana.

A noite de encerramento aconteceu na noite de sábado e teve o filme "Petra" - coprodução entre Espanha-França-Dinamarca - como grande vencedor entre os longas, com cinco prêmios.

Em entrevista à Agência EFE, Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará, disse que o impacto cultural do evento é imenso, pois seu formato ibero-americano é único no Brasil: "Tivemos dentro do festival a exibição do cinema peruano, por exemplo (...) Do ponto de vista cultural é fundamental para a cidade, na verdade, para o país como um todo".

Segundo ele, dificilmente se encontra dentro do circuito comercial um filme colombiano ou peruano, então o Cine Ceará vem dar essa visibilidade às produções ibero-americanas.

"O mercado vem se abrindo às produções ibero-americano e os festivais ajudam os distribuidores a ver a reação do público", explicou a coordenadora do evento, Margarita Hernández.

"O filme que ganha o prêmio principal usa o dinheiro dele para ajudar em sua distribuição no país, ou seja, estar no evento é um grande passo e um termômetro para estrear em circuito nacional", continuou a coordenadora.

Cena do filme "Che, Memórias de um Ano Secreto" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Che, Memórias de um Ano Secreto"
Imagem: Reprodução


Margarita inclusive exibiu seu documentário "Che, Memórias de um Ano Secreto", que foi o destaque da exibição especial fora da competição.

Já o impacto econômico do Cine Ceará também fica evidente quando se vê que hotéis, restaurantes, lojas e feiras locais recebem um bom número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente no evento.

"Ocupamos aproximadamente cem quartos no hotel que sediou algumas atividades do evento, tivemos cerca de 160 convidados, pelo menos cem pessoas trabalhando diretamente (...) O festival movimenta R$ 10 milhões anualmente e isso tem um impacto econômico importante na cidade", destacou Wolney.

O 28º Cine Ceará começou no dia 4 de agosto e contou com a exibição de curtas e longametragens do cinema Ibero-americano.