PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

British Museum devolverá ao Iraque 8 peças saqueadas de 5 mil anos de idade

Os artefatos foram confiscados pela política britânica em maio de 2003 - The British Museum/AFP
Os artefatos foram confiscados pela política britânica em maio de 2003 Imagem: The British Museum/AFP

De Londres (Reino Unido)

09/08/2018 15h48

O Museu Britânico informou nesta quinta-feira que devolverá ao Iraque oito peças de aproximadamente 5 mil anos de idade que foram saqueadas pouco tempo depois da queda do regime de Saddam Hussein, em 2003, e confiscadas pela polícia no Reino Unido.

Os objetos, que incluem diversos cones com escritura cuneiforme sumeriana, permaneceram cerca de 15 anos em dependências da polícia inglesa e foram entregues este ano ao Museu Britânico, cujos especialistas identificaram sua procedência.

O museu entregará nesta sexta-feira ao pessoal da embaixada iraquiana em Londres as peças, que serão enviadas a Bagdá na próxima semana.

Artefato que será devolvido ao Iraque - The British Museum/AFP - The British Museum/AFP
Artefato que será devolvido ao Iraque
Imagem: The British Museum/AFP


O diretor do centro britânico, Hartwig Fischer, afirmou à emissora "BBC" que a devolução dos objetos faz parte de seu "compromisso na luta contra o comércio ilícito" de bens arqueológicos e os "danos à herança cultural".

Após as análises, os arqueólogos determinaram que a coleção foi saqueada de um sítio arqueológico em Tello, no sul do Iraque.

Além dos cones com inscrições, o grupo de peças inclui um pingente em forma de touro, parte de uma clava, dois selos, um seixo de pedra com uma inscrição.

Em alguns dos objetos, os especialistas reconheceram o nome do rei da Suméria que encomendou a fabricação dos mesmos e o templo onde estavam depositados, o que facilitou sua identificação.

Quando as forças de segurança recuperaram esses objetos em 2003, nenhum deles estava acompanhado de documentação que comprovasse a sua procedência, e o colecionador que os possuía, hoje já falecido, não apresentou mais dados sobre eles.

Entretenimento