Topo

Fortaleza recebe 28ª edição do Cine Ceará

03/08/2018 16h50

Redação Central, 3 ago (EFE).- Começa neste sábado, dia 4 de agosto, a 28ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, em Fortaleza, evento que contará com a exibição de mais de 90 filmes, entre curtas e longas.

Nesta edição, oito longas concorrem ao troféu Mucuripe. A ficção "O Barco", de Petrus Cariry ("Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois"), será o filme de abertura, fazendo sua estreia nacional.

No dia 5 acontece o lançamento nacional do chileno "Cabras de Merda", de Gonzalo Justiniano. A programação continua na segunda-feira com o espanhol "Petra", de Jaime Rosales, que estreou mundialmente na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Já na terça-feira, dia 7, dois longas serão exibidos, o brasileiro "Eduardo Galeano Vagamundo", de Felipe Nepomuceno; e o colombiano "Amália, a Secretária", de Andrés Burgos, fazendo sua première no Brasil.

O documentário "Che, Memórias de um Ano Secreto", de Margarita Hernández, é o destaque da exibição especial fora da competição, que acontece no dia 8.

Na quinta-feira, o ator Antônio Pitanga será o homenageado. Na competição de longas serão exibidos "Anjos de Ipanema", de Conceição Senna, e o documentário "Senhorita Maria, a Saia da Montanha", de Rubén Mendoza, premiado nos festivais de Cartagena, Locarno e Amiens.

Em seguida, na sexta-feira, "Diamantino" (Brasil, Portugal e França), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, terá sua primeira exibição no Brasil, encerrando a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem deste ano.

Os curtas-metragens também vão marcar presença no Cine Ceará. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, estão 13 produções.

No sábado, dia 11, será realizada a premiação e cerimônia de encerramento do festival. Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil, emissora que em 2018 completa 20 anos, será o homenageado.

Os vencedores das duas mostras competitivas receberão o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

Entre os curtas, concorrem ao troféu Mucuripe os escolhidos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.