Topo

Itália encontra submarino afundado por navio inglês na 1ª Guerra Mundial

02/08/2018 13h22

Roma, 2 ago (EFE).- As autoridades italianas encontraram nesta quinta-feira no fundo do mar um submarino que foi atingido por engano durante a 1ª Guerra Mundial, no dia 10 de março de 1917, por um navio inglês que o confundiu com uma embarcação alemã.

O submarino "Alberto Guglielmotti" foi descoberto pelo navio "Gaeta" da Marinha italiana a uma profundidade de 400 metros, perto da ilha de Capraia, pertencente à província de Livorno.

Mais de um século depois, finalmente foi identificado o paradeiro deste submarino. O afundamento foi causado por um erro da embarcação a vela da marinha britânica HMS "Cyclamen", que acreditou que se tratava de um navio alemão. Ao todo, 14 pessoas morreram no incidente.

O submarino funcionava como embarcação de adestramento e tinha partido da cidade portuária da Spezia, na região de Ligúria, rumo à à cidade de Brindisi, em Apúlia.

Lá, deveria ser enquadrado em uma frota que faria patrulha no mar Adriático, mas nunca chegou porque durante a trajetória foi avistado pela embarcação britânica HMS "Cyclamen", que o confundiu com navio inimigo e abriu fogo imediatamente.

O submarino começou afundar, mas o navio britânico se deu conta da equívoco e tentou salvar a tripulação. A metade conseguiu sobreviver, mas 14 morreram.

A descoberta do submarino nesta quinta-feira em uma posição compatível com a que foi indicada pelas autoridades britânicas e pôde ser identificado por certos detalhes conhecidos, como o canhão de proa.