Topo

Jornalista Rosa María Mateo é eleita para comandar RTVE provisoriamente

27/07/2018 09h10

Madri, 27 jul (EFE).- O Congresso espanhol elegeu nesta sexta-feira a reconhecida jornalista Rosa María Mateo como única administradora provisória da Rádio e Televisão Espanhola (RTVE), depois do fracasso sobre a renovação da direção devido ao desacordo dos grupos parlamentares.

Rosa María (1942), um dos rostos mais conhecidos da televisão espanhola, dirigirá a "RTVE" sozinha até que o Parlamento eleja o futuro Conselho de Administração desta organização mediante um concurso público, que já está aberto.

A renovação da "RTVE" é uma das prioridades do Gabinete socialista, que entrou em funcionamento há quase dois meses, e uma das reivindicações dos trabalhadores críticos à gestão do ente público.

O Executivo socialista aprovou em 22 de junho um decreto-lei que abriu um prazo de 15 dias no qual o Congresso e o Senado deveriam que escolher os dez membros do Conselho Administrativo da "RTVE", entre os quais seria designado o futuro presidente.

Dada a minoria do grupo socialista no Congresso, com 84 das 350 cadeiras da Câmara, era preciso o apoio de outros grupos, algo que não conseguiu em sucessivas votações, por isso que a única opção que restou foi escolher um único administrador de maneira provisória.

Mas inclusive uma vez proposta Rosa María Mateo para o cargo, foram necessárias duas votações para conseguir a aprovação da Câmara.

Rosa María Mateo ostentará as funções do Conselho de Administração e de presidente da corporação e será responsável por sua administração e representação até que ocorram as nomeações dos conselheiros mediante o concurso público.

A nova líder, que desempenha funções para TVE há quase 52 anos, tomou as rédeas da rádio televisão pública na qual trabalhou quase três décadas e onde se transformou em uma das apresentadoras mais icônicas da Espanha.

O plantel da "RTVE" conta com 6,3 mil funcionários e possui sete canais de televisão e seis emissoras de rádio, entre outros serviços.