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Fernando Garea assume a presidência da Agência Efe

27/07/2018 08h51

Madri, 27 jul (EFE).- O jornalista Fernando Garea já é presidente da Agência Efe, depois que o Conselho de Administração da empresa pública de notícias aprovou nesta sexta-feira sua nomeação por unanimidade.

Garea (Madri, 1962), 13º presidente da Efe, substituirá no cargo José Antonio Vera, que desempenhou essa tarefa desde 2012.

O novo presidente, que foi proposto pelo Governo e recebeu na quarta-feira passada sinal verde do Congresso com o apoio de todos os grupos parlamentares, começa hoje a exercer suas funções após a nomeação do Conselho de Administração.

Até sua designação, Garea trabalhava no jornal digital "El Confidencial".

O novo presidente da Efe participou da fundação dos jornais "El Mundo" e "Público" e foi responsável pela informação parlamentar do "El País" entre 2008 e 2017.

Trabalhou também como comentarista em programas de rádio e televisão na "Cadena Ser" e na "Radio Nacional" (emissora pública), assim como em debates políticos dos canais de televisão "Antena 3", "Telecinco", "Cuatro" e "CNN+".

Em seu pronunciamento no Congresso, Garea defendeu um jornalismo crítico ao poder, fez uma alegação sobre a dignidade da profissão e mostrou sua intenção de rejuvenescer o elenco da Agência Efe.

"Acredito em um jornalismo crítico e assim o tentei exercer sempre e, se ao acabar meu mandato alguém se sentir incomodado, gostaria que fosse antes o poder que esteja incomodado com a minha gestão do que a oposição. Acredito que é a essência de um meio público", disse Garea.

Entre as prioridades de sua gestão à frente da Efe estão a recuperação "o mais rápido possível" do Conselho de Redação e a promoção de um Plano de Igualdade "ambicioso e atualizado" que fomente a incorporação das mulheres a postos de responsabilidade e facilite a conciliação.

A Efe é a maior agência de notícias em espanhol e a quarta do mundo.

Está presente em 180 cidades de 120 países e distribui quase três milhões de notícias ao ano nos diferentes suportes noticiários: texto, fotografia, áudio, vídeo e multimídia, que chegam diariamente a mais de dois mil meios de comunicação no mundo.