Topo

Arqueólogos descobrem provável primeiro plano urbano da pré-história ibérica

13/07/2018 12h42

San Sebastián (Espanha), 13 jul (EFE).- Arqueólogos espanhóis descobriram o que pode ter sido o primeiro plano urbano da pré-história ibérica: uma peça de pedra "arenosa triássica" com diferentes linhas gravadas que parecem representar uma rua central, com casas anexas alinhadas em ambos os lados.

O artigo foi localizado no povoado de Basagain em uma fortificação da Idade do Ferro situado em Anoeta (norte da Espanha).

A hipótese de se tratar de um plano urbano é a principal com a qual trabalham os arqueólogos Xabier Peñalver e Eloisa Uribarri, após 25 anos de trabalhos nesse sítio, no qual encontraram esta pedra "excepcional", que foi apresentada nesta sexta-feira.

A peça data de 2.300 anos atrás tem 36,5 centímetros de comprimento, 29,5 de largura e espessura de 3,5 a 4 centímetros, e, após "vários trabalhos de comparação", levanta a possibilidade de que as linhas gravadas na sua superfície representam "uma planta de uma parte do povoado de Basagain", explicou Peñalver.

A gravura definiria "um eixo ou rua central, transversalmente, e, em ambos os lados, o que podem ser casas claramente diferenciadas entre si". As "sinalizações", algumas delas marcadas com um "X", reforçam a "individualização" das partes representadas, disse Peñalver.

O especialista explicou que este "traço", caso corresponda a como se pensa um "plano urbano", com casas alinhadas em ambos os lados de uma rua central, "tem similaridade" com as estruturas urbanas encontradas em outros locais da mesma época.

No entanto, o arqueólogo levantou uma segunda hipótese para esta descoberta, segundo a qual o plano gravado na pedra também poderia ser a "representação de parcelas diferenciadas" que refletem, "mediante marcas", o que pode ser interpretado como "propriedades" ou "campos de cultivo".