Topo

Twitter bloqueia perfis do Hamas em Israel após ação judicial

30/06/2018 14h41

Jerusalém, 30 jun (EFE).- O Twitter bloqueou neste sábado os perfis do movimento islamita Hamas em Israel por causa de um processo interposto na Justiça do Estado judeu, o que impossibilita que seu conteúdo seja acessado dentro deste país.

"O perfil foi retido em Israel em resposta a uma ação judicial", diz uma mensagem nos perfis do movimento na rede social (@HamasInfoEn, @hamasinfo e @HamasHebrew), que, por enquanto, não traz mais informações sobre quem interpôs o processo e qual a sua motivação.

Além dos perfis da organização, também teve seu conteúdo bloqueado a conta do líder do movimento, Izat Risheq.

Segundo esclarece a rede social em sua seção de informações, a mensagem "significa que o Twitter reteve todo o conteúdo do perfil segundo as leis locais e em resposta a uma denúncia apresentada através dos canais específicos da equipe de suporte".

O movimento islamita Hamas é considerado um grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, além de outros países ocidentais.

No início do mês de junho, o ministro de Segurança Pública israelense, Gilad Erdan, advertiu ao CEO do Twitter, Jack Dorsey, e ao presidente-executivo, Omid Kordestani, que "enfrentariam acusações penais em Israel se as contas do Hamas e da Jihad Islâmica não forem fechadas".

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde que expulsou as forças dos nacionalistas do Al Fatah em 2007, utiliza com frequência as redes sociais para divulgar seus comunicados e posições.