Topo

Astana celebra 20º aniversário como capital com festival de cultura nômade

30/06/2018 16h38

Astana, 30 jun (EFE).- O Cazaquistão inaugurou neste sábado a primeira edição do festival internacional de cultura nômade "Koshpendiler Alemi" (Mundo de Nômades) como parte das celebrações do 20º aniversário de fundação da cidade de Astana, a capital do país centro-asiático.

O evento de dois dias, que acontece no 'Ethnoaul' de Kazanat, uma espécie de parque temático que reproduz os costumes das tribos nômades do país, contou com a participação de oito delegações nacionais de Hungria, Bulgária, Turquia, Quirguistão, Cazaquistão e da República do Bascortostão e da região de Iacútia, ambas na Rússia.

"O objetivo do etnofestival é se transformar em um incentivo para a criação de associações de países que têm raízes na cultura nômade", disse o vice-presidente da Junta de Turismo do Cazaquistão, Timur Duysengaliev.

O território do festival está dividido em sete vilarejos improvisados que poderão ser percorridos pelos visitantes, que, por sua vez, vão desfrutar das competições esportivas e da oferta cultural e musical.

"Este evento deve se transformar em um ponto de referência para Astana, já que alguns turistas estrangeiros disseram que não há cor nacional na cidade", afirmou Duysengaliev.