Topo

Tim Robbins recebe Globo de Cristal e homenageia Milos Forman em Karlovy Vary

29/06/2018 16h34

Praga, 29 jun (EFE).- O ator e diretor americano Tim Robbins recebeu nesta sexta-feira no festival de Karlovy Vary o Globo de Cristal por sua "contribuição extraordinária" ao mundo da cinematografia, momento que aproveitou para elogiar o cineasta tcheco Milos Forman, falecido em abril deste ano.

"Este encontro serve, em parte, para celebrar a vida e carreira de Milos Forman, um homem que tive a honra de conhecer e que influenciou o mundo do cinema de maneira profunda e significativa", disse Robbins após receber o prêmio.

"Eu era um admirador do seu trabalho", acrescentou o americano no festival, que começa hoje e vai até o dia 7 de julho.

"Vi sua integridade realmente inspiradora e usei sempre como espelho na minha carreira", disse também o homenageado.

Robbins imortalizou o injustamente condenado Andy Dufresne no drama "Um Sonho de Liberdade" (1994), baseado no romance de Stephen King, dirigido por Frank Darabont, e considerado um dos melhores filmes da história do cinema.

O americano, de 59 anos, tem um Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel em "Sobre Meninos e Lobos" (2003), que também lhe rendeu um Globo de Ouro da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Robbins, que também é cantor, fará um show no dia 4 de julho em Karlovy Vary com sua banda, The Rogues Gallery Band, e apresentará dois filmes de sua autoria: "Bob Roberts" (1992) e "O Poder Vai Dançar" (1999).

O filme inaugural do festival será a lendária comédia "Os Amores de uma Loira", dirigido em 1965 por Forman.

O aclamado diretor, que fez parte da Nova Onda Tcheca do cinema na década de 60 e depois se exilou nos Estados Unidos, também será recordado hoje em um concerto ao ar livre.

A Orquestra Sinfônica Nacional Tcheca, comandada por Carl Davis, interpretará esta noite músicas das trilhas sonoras de "O Baile dos Bombeiros" (1967) e "Um Estranho no Ninho" (1975), entre outros.

Além disso, a orquestra apresentará canções de "Amadeus" (1984) sob a batuta do maestro tcheco Libor Pesek, que dirigiu a trilha do vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1985.