Topo

Novas moedas homenageiam 60° aniversário do Urso Paddington no Reino Unido

28/06/2018 08h46

Londres, 28 jun (EFE).- O Urso Paddington, um dos personagens mais cativantes da literatura infantil, será o protagonista de duas novas moedas emitidas pela The Royal Mint, a Casa da Moeda do Reino Unido, por causa do 60° aniversário de sua primeira aventura.

A ação, anunciada nesta quinta-feira pela organização, faz parte de uma campanha em torno do urso favorito dos britânicos por todo o país para comemorar os 60 anos de seu nascimento, pelas mãos do escritor Michael Bond, que morreu há um ano.

As novas peças são unidades de 50 pences prateadas com o personagem retratado com a sua habitual vestimenta - um casaco, botas de água, seu icônico chapéu vermelho e uma mala - em dois dos emblemáticos lugares de suas aventuras londrinas: a estação de Paddington e o Palácio de Buckingham.

Dave Knapton, encarregado dos desenhos, garantiu hoje que era um apaixonado pelos livros quando era mais jovem e se felicitou que agora "uma nova geração" esteja descobrindo o personagem.

"Queria trazer seu retrato à vida e mostrá-lo em um ambiente realista, por isso que comecei com um trem moderno na estação de Paddington, com Paddington esperando pacientemente com sua mala que comece a sua nova vida", afirmou.

O personagem de ficção, que apareceu pela primeira vez no livro intitulado "Um Urso Chamado Paddington", nasceu no Peru e se foi viver em Londres, onde foi batizado com o nome da estação de trem à qual chega.

A conselheira delegada da The Royal Mint, Anne Jessopp, indicou que é maravilhoso "celebrar um personagem da cultura popular tão adorado como o urso Paddington".

"O 60° aniversário de seus livros parecia um momento apropriado (para homenageá-lo). Tenho certeza que Paddington estaria honrado de ser o primeiro urso peruano em aparecer nas moedas britânicas", sustentou.

Além disso, a figura poderá ser vista dentro da estação de trem da capital britânica, onde a Casa da Moeda instalou uma plataforma com sua imagem para que os visitantes tirem fotos.

Nos últimos anos, o urso Paddington também foi protagonista de dois filmes - em 2014 e em 2017 - que o introduziram a uma nova geração.