Topo

Milhares de britânicos celebram em Stonehenge a chegada do verão

21/06/2018 11h12

Londres, 21 jun (EFE).- Quase 10 mil pessoas se reuniram na madrugada desta quinta-feira em torno do monumento neolítico Stonehenge, no sul da Inglaterra, para celebrar a chegada do solstício de verão, que marca o começo desta estação e o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte.

A multidão reunida recebeu o espetacular amanhecer desta quinta-feira, quando o sol apareceu às 3h52 GMT (0h52, em Brasília) e foi filtrado por uma das pedras do monumento para iluminar o seu centro, em um momento místico.

Os presentes realizaram rituais ou fizeram exercícios no ambiente de espiritualidade que caracteriza esta antiga cerimônia, que tem especial importância entre as comunidades pagãs e druidas.

Segundo a polícia, ao contrário de outros anos, nos quais houve alguma detenção, os visitantes se comportaram de maneira exemplar e mantiveram o "espírito festivo", apesar das reforçadas medidas de segurança.

A diretora de Stonehenge, Kate Davies, disse que "a celebração do solstício de verão é uma das datas mais destacadas" do ano para este monumento, que o público pode visitar normalmente.

"É uma grande oportunidade para os amigos e as famílias vir a celebrar o dia mais longo do ano" em uma construção levantada para este fim no ano 3100 AC, que em 1986 foi declarada Patrimônio da Humanidade.

O número de presentes hoje é inferior ao de 2017, quando se reuniram 13 mil pessoas, e também ao de 2016, com 12 mil, e bem menor que os 25 mil de 2015.

Segundo Davies, a assistência ao ato varia dependendo de fatores como o dia da semana, o clima ou se coincide com outros eventos, como jogos de futebol.