Topo

Cidade da Finlândia se transforma na capital mundial do heavy metal

21/06/2018 15h06

(Corrige título)

Juanjo Galán.

Helsinque, 21 jun (EFE).- A pequena cidade de Lemi, no sudeste da Finlândia, foi declarada nesta quinta-feira como a capital mundial do heavy metal, após ganhar um concurso no qual ficou credenciada como a localidade com o maior número de bandas de rock pesado per capita do país mais "metaleiro" do mundo.

A Finlândia é conhecida por liderar diferentes índices internacionais que medem a qualidade de vida, a felicidade de seus habitantes, o nível de educação e a igualdade, mas também se destaca mundialmente por outros aspectos um tanto ignorados, como sua grande afeição pelo rock pesado.

A Finlândia tem uma população de aproximadamente 5,5 milhões de pessoas e conta com cerca de 3 mil grupos de metal, o que equivale a 53,2 bandas para cada 100 mil habitantes, mais que qualquer outra nação do mundo.

Embora sejam praticamente desconhecidos do grande público, grupos como Nightwish, Amorphis, Children of Bodom, Apocalyptica, HIM, Stratovarius e Stam1na vêm há alguns anos fazendo eco no panorama internacional da música pesada.

Essa paixão pelo heavy metal fez com que o público finlandês desse as costas ao pop comercial na hora de escolher seu representante no festival Eurovision em 2006 e optasse pelas fantasias disformes e o rock pesado do grupo Lordi, cuja surpreendente vitória no concurso causou euforia nacional.

Até mesmo o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama ressaltou em uma ocasião a febre finlandesa pelo metal, durante o discurso de boas-vindas à Casa Branca aos governantes dos cinco países nórdicos em 2016, meses antes de terminar seu segundo mandato.

"Quero ressaltar que a Finlândia tem talvez a maior quantidade de bandas de 'heavy metal' per capita do mundo e também ocupa um lugar de destaque em boa governança, mas não sei dizer se existe alguma correlação nisto", brincou Obama.

Longe de dar as costas ao gênero, como ocorre em muitos países, as autoridades finlandesas optaram por utilizar seu potencial para estabelecer a marca Finlândia, paralelamente aos compositores de música clássica de destaque como Jean Sibelius e Kaija Saariaho.

Por isso, quando a Finlândia se transformou no primeiro país do mundo a lançar uma série de 'emojis' nacionais, um dos motivos escolhidos junto à sauna e ao Papai Noel foi o heavy metal, representado por um "metaleiro" de cabelos longos fazendo "chifres" com as mãos.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores finlandês lançou em maio o concurso "Capital do Metal" para escolher o município com mais grupos de rock pesado per capita, junto à companhia fonográfica Sony Music e ao conhecido Tuska Festival da capital Helsinque, que todos os anos traz apresentações das melhores bandas internacionais de rock pesado durante o verão europeu.

No período de seis semanas, os grupos locais de metal tiveram a chance de se inscrever em um site criado para o concurso, indicando sua cidade de procedência e o subgênero musical que tocam dentre os vários tipos de metal existentes.

Encerrado o prazo, cerca de 1.300 grupos se inscreveram no site do concurso e aproximadamente 7 mil "metaleiros" escolheram suas bandas favoritas.

O ganhador foi Lemi, um município de 3.076 habitantes próximo da fronteira com a Rússia, que conta com 13 bandas de metal, o que equivale a 422,6 para cada 100 mil habitantes, oito vezes mais que a média nacional.

"É uma grande honra para um pequeno município. Em Lemi, a música sempre foi importante na vida das pessoas e, graças ao forte espírito de comunidade, as bandas foram muito ativas e se inscreveram no concurso", afirmou em comunicado o prefeito, Jussi Stoor.

Além da distinção e da publicidade, Lemi receberá no final de junho o certificado de "Capital Mundial do Metal" durante o próximo Tuska Festival, no qual Stoor será nomeado oficialmente "prefeito honorário do metal".

A cidade de Joensuu, no leste da Finlândia, ficou em segundo lugar com 233,4 grupos inscritos para cada 100 mil habitantes, mas foi o município com maior número de bandas em termos absolutos, 177 para uma população de 76 mil pessoas, superando inclusive a capital Helsinque, onde foram registradas 123 bandas.