Topo

Amuleto de mil anos com bênção em árabe é encontrado em Jerusalém Oriental

14/06/2018 09h51

Jerusalém, 14 jun (EFE).- Arqueólogos israelenses encontraram um amuleto de argila com uma inscrição em árabe com cerca de mil anos em um estacionamento situado na parte oriental ocupada de Jerusalém, informou nesta quinta-feira a Autoridade de Antiguidades do país.

"O tamanho do objeto, sua forma e o texto indicam que provavelmente foi usado como um amuleto de bênção e proteção", afirmou um dos diretores da escavação, Yuval Gadot, professor da Universidade de Tel Aviv.

A inscrição diz: "Karim crê em Alá. O Deus dos mundos é Alá".

O amuleto foi descoberto em um cômodo pequeno, selado sob o solo de gesso.

Os restos de cerâmica achada no lugar, entre eles uma lâmpada completa, foram datados como pertencentes ao período do califado abássida, a dinastia de califas que governou o Império islâmico de 750 até a conquista mongol do Oriente Médio em 1258.

Os pesquisadores lamentaram o mal estado de preservação no qual está a estrutura, o que lhes dificulta determinar seu propósito, e assinalaram que instalações do recinto indicam atividades culinárias.

Segundo os arqueólogos, o pequeno amuleto é um testemunho direto da vida cotidiana no Jerusalém durante o período islâmico precoce, embora tenham ignorado se o objeto foi colocado de propósito sob o pavimento do solo durante a construção ou se alguém o portava e o perdeu.

"Como o amuleto não tem um buraco para inserir um fio ou uma corda, supomos que era uma peça de joalheria ou que ficava em algum lugar do lar", assinalaram Gadot e o codiretor da escavação Yiftaj Shalev, da Autoridade de Antiguidades.

O professor Nitzan Amitai Preiss, especialista que traduziu a inscrição, afirmou que foram encontradas peças similares desse período em selos feitos com pedras semipreciosas, mas que este tipo de objeto de argila, especialmente tão pequeno, é uma descoberta arqueológica pouco comum.