Topo

Bombeiros gregos salvam 200 antiguidades roubadas enquanto apagavam incêndio

08/06/2018 12h04

Atenas, 8 jun (EFE).- Uma equipe de bombeiros encontrou cerca de 200 antiguidades roubadas enterradas entre arbustos quando apagavam um incêndio florestal perto de Lampi, na Grécia.

Os objetos, pertencentes à primeira metade do século V antes de Cristo, estavam repartidos em buracos superficiais tapados por arbustos em um raio de 150 metros, com a única proteção de sacolas plásticas, segundo informou nesta sexta-feira o Ministério de Cultura grego.

Embora algumas tenham ficadas danificadas ao estarem expostas à fumaça, a maioria está intacta graças à intervenção dos bombeiros.

Entre as antiguidades resgatada estão várias vasilhas de cerâmica, um espelho de cobre, dois broches e estatuetas que representam homens, mulheres e animais como porcos e pombas.

Perto dos objetos foram achados materiais e ferramentas de restauração, que indicam que os traficantes repararam algumas das antiguidades escondidas no local.

As autoridades estão investigando o caso, pois por enquanto é desconhecida tanta a identidade dos traficantes, como a origem destas obras.