Topo

Reino Unido proíbe exportação de obra criada por Dalí e Edward James

01/06/2018 11h16

Londres, 1 jun (EFE).- O Ministério da Cultura britânico proibiu nesta sexta-feira a exportação da obra "A Pair of Champagne Standard Lamps", o par de peças criado a partir da parceria entre o espanhol Salvador Dalí e o escocês Edward James, para dar uma "oportunidade de permanecer no Reino Unido".

O par de abajour "corre o risco de ser exportado do país" se não tiver um comprador disposto a desembolsar 440 mil libras (US$ 585,3 mil), anunciou hoje o Ministério em comunicado.

Trata-se de uma parceria entre dois dos artistas "mais influentes do século XX" e, segundo o Ministério britânico, o par "possivelmente é um dos exemplos mais originais e importantes de iluminação moderna desenhada no Reino Unido".

Ambos foram construídos entre 1902 e 1903 para os pais de James Edward, mecenas de Dalí e um entusiasta promotor do movimento surrealista.

O responsável do departamento de Cultura, Michael Ellis, garantiu que "o par foi criada no Reino Unido por Dalí, um dos grandes pioneiros artísticos do século XX, e é importante que permaneça guardado no país".

Além disso, o político se mostrou "encantado" após aquisição do museu Victoria&Albert em maio deste ano o sofá Mae West Lips - obra também de Dalí e Edward - e acredita que será possível encontrar compradores para que os abajures "também possam ficar no país".

A proibição de exportação foi feita seguindo as recomendações do Comitê de Revisão para a Exportação de Obras de Arte e outros Objetos Culturais (RCEWA), que declarou que a obra "tem uma estreita relação com a história nacional".

O veto estará vigente até dia 31 de agosto e poderá se alongar até o dia 30 de novembro "se existir uma intenção séria de arrecadar fundos para adquirir a peça" por parte de algum comprador no país, informou o Governo.

Em março, o Executivo britânico também proibiu a exportação, até 21 de junho, de um "Telefone Lagosta" criado por Dalí e Edward em 1936, e colocado à venda por 853.047 libras (US$ 1,1 milhão).