Topo

"ABC" cancela "Roseanne" após comentário racista da protagonista da série

29/05/2018 16h50

Los Angeles (EUA), 29 mai (EFE).- A emissora americana "ABC" cancelou nesta terça-feira o "remake" da famosa série "Roseanne" horas depois de sua protagonista, Roseanne Barr, ter feito um comentário racista em uma mensagem no Twitter.

"A declaração de Roseanne no Twitter é abominável, repugnante e inconsistente com nossos valores, e decidimos cancelar sua série", disse em nota o presidente da ABC Entertainment, Channing Dungey.

Em uma mensagem já deletada na rede social, Roseanne afirmou que Valerie Jarrett, que trabalhou como assessora do ex-presidente americano Barack Obama, era como se o movimento Irmandade Muçulmana e o filme "Planeta dos Macacos" tivessem um filho.

Conhecida defensora do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Roseanne pediu desculpas e deixará o Twitter.

"Peço perdão a Valerie Jarrett e a todos os americanos. Lamento ter feito uma brincadeira sobre suas posturas políticas e sua aparência", afirmou a atriz na rede social.

No entanto, o pedido de desculpas não foi suficiente. Vários colegas de série reprovaram a atitude de Roseanne no Twitter.

"Os recentes comentários de Roseanne sobre Valerie Jarret são abomináveis e não refletem as opiniões da nossa equipe e de qualquer associado a nosso programa. Estou decepcionada", disse Sara Gilbert, atriz e produtora executiva da série.

Bob Iger, diretor-executivo da Disney, proprietária da "ABC", afirmou que aprovou o fim da série por ser a atitude correta.

Clássico da televisão americana no fim dos anos 1980 e início da década seguinte, "Roseanne" voltou às telinhas em março do ano passado com novos episódios e parte do elenco original.

A volta do programa foi uma febre, e a série conseguiu uma audiência média de 18,2 milhões de espectadores, transformando o programa no maior sucesso entre os 'sitcoms'.

Com os números espetaculares, a "ABC" decidiu renovar "Roseanne" por mais uma temporada, agora cancelada após a mensagem racista.