Prêmios Nobel de 2018 serão anunciados entre 1 e 8 de outubro
Copenhague, 25 mai (EFE).- Os ganhadores dos prêmios Nobel deste ano serão anunciados entre 1 e 8 de outubro, informou nesta sexta-feira em Estocolmo a fundação encarregada da premiação.
O prêmio de Medicina e Fisiologia abrirá a Semana Nobel em 1 de outubro, e nos dois dias seguintes, como é costume, serão anunciados os de Física e Química.
O prêmio da Paz, o único que é outorgado e entregue fora da Suécia, será anunciado bo dia 5 pelo Comitê Nobel Norueguês, afirmou a Fundação Nobel.
Três dias depois fechará a rodada de ganhadores o Nobel de Economia, o único dos prêmios que não foi adotado pelo seu criador, o magnata sueco Alfred Nobel, mas pelo Banco Nacional da Suécia, em 1968.
Os prêmios Nobel estarão marcados pela decisão da Academia Sueca de adiar o anúncio do ganhador do ano seguinte, pela primeira vez em sete décadas, devido à grave crise que atravessa por um escândalo de filtragens e supostos abusos sexuais que afeta uma pessoa vinculada à instituição.
A controversa decisão, justificada pela falta de confiança e o enfraquecimento da instituição após a saída de oito membros, representa que em 2019 serão entregues dois prêmios de Literatura, um correspondente a esse ano e, outro, a 2018.
Os prêmios Nobel estarão dotados de 9 milhões de coroas suecas (US$ 1 milhão) por categoria, a repartir caso haja vários ganhadores.
Os centenários prêmios são entregues a cada ano em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em uma dupla cerimônia: em Oslo, para o prêmio da Paz; em Estocolmo, para o resto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.