Topo

"Foi duro", admite iraniano Asghar Farhadi sobre filme com elenco hispânico

De Cannes (França)

08/05/2018 19h09

Penélope Cruz, Javier Bardem e o diretor iraniano Asghar  Farhadi foram algumas das estrelas que passaram pelo tapete vermelho do Festival de Cannes, que abre sua 71ª edição nesta terça-feira com a exibição do filme "Todos lo Saben".

Os três estavam acompanhados dos demais integrantes da equipe do filme antes de subir as escadarias do Grand  Auditorium  Louis  Lumière, onde foi realizada a cerimônia de abertura do festival.

Entre as muitas polêmicas que marcam esta edição de Cannes está a proibição de selfies no tapete vermelho pela organização. A decisão, no entanto, não diminuiu o glamour dos artistas.

O Festival de Cannes será encerrado no dia 19, com o anúncio do vencedor da Palma de Ouro. Um dos que disputará o prêmio é "Todos lo Saben", com Farhadi voltando às telonas depois de encantar o mundo com "A Separação" e "O Apartamento", filmes com os quais conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 e 2017.

Farhadi reconheceu em entrevista à Agência Efe que foi difícil produzir "Todos lo  Saben". Quase todo o elenco é hispânico, e o diretor precisou da ajuda de tradutores para conduzir o filme.

"Foi duro, mas, na realidade, a ideia de que não há nada em comum entre uma cultura e outra, ou que as pessoas vivem em mundos completamente diferentes, é falsa", explicou.

"Meus filmes se baseiam nos sentimentos humanos e isso é universal. O que muda é o nível da expressão. Isso tive que entender e aprender neste caso", completou o diretor iraniano.

Carroça de ouro

Martin Scorsese - Pascal Le Segretain/Getty Images - Pascal Le Segretain/Getty Images
O diretor Martin Scorsese com as juradas Kristen Stewart, Cate Blanchett e Lea Seydoux no Festival de Cannes
Imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images


O convidado especial da cerimônia de abertura do Festival de Cannes foi Martin Scorsese, que será homenageado amanhã com o Carroça de Ouro, um prêmio especial pelo conjunto de sua carreira, na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela organizada por uma associação independente de produtores franceses de cinema.

Também desfilaram pelo tapete vermelho o júri do Festival de Cannes, presidido por Cate Blanchett. Ela estava acompanhada de Denis Villeneuve, Léa  Seydoux, Ana DuVernay e Kristen Stewart.